segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A ÁGUA VIRTUAL

ÁGUA VIRTUAL: ENTENDENDO COMO FUNCIONA

Tudo o que a sociedade moderna consome.De alimentos a automóveis, de luxo ou os mais simples. A eletricidade, o cafézinho do shopping ou aquela camiseta de algodão que você adora.
A água virtual, é a quantidade de água usada direta ou indiretamnete, na produção de algo. è a quantidade de água necessária para poduzir determinado bem. Países em regióes secas ou semi-áridas como por exemplo Oriente Médio, importam água virtual ao compar metcadorias de outras nações, como alimentos e bens industriais. Como se usa muita água na agricultura 2.325 litros para 150g de carne bovina, países que exportam produtos agricolas utilizam mais seu manancial do que os que vendem bens industriais.
Recentemente, a valoração econômica da água tem sido discutida no cenário político brasileiro. Faz parte dessa discussão a incorporação da água nos produtos que circulam no mercado, especialmente através de commodities, utilizando o conceito de “água virtual”. Este trabalho avalia o impacto da utilização do conceito de água virtual no cenário brasileiro, ao mesmo tempo em que discute as decorrências dessa exportação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário