quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ÁGUA NA ATMOSFERA

A ÁGUA NA ATMOSFERA E AS CHUVAS ÁCIDAS.

A presença da água na atmosfera e sua distribuição interferem diretamente nas condições do tempo e na caracterização do clima de cada região. A maior parte da água do planeta encontra-se em constante circulação compondo o chamado ciclo hidrológico. Entenda um pouco mais sobre o funcionamento deste ciclo e como o desequilíbrio causado ao meio ambiente pela ação antrópica pode interferir nele.
O ciclo hidrológico é formado a partir da evaporação da água dos rios, mares, lagos e lençóis subterrâneos e daevapotranspir ação da água presente nos vegetais. Quando transferida para a atmosfera, a água se encontra sob a forma de vapor de água que se condensa e retorna à superfície terrestre através da precipitação, que se dá sob a forma líquida (chuvas) ou sólida (neve e granizo). Ao retornar, a água percorre diferentes caminhos como infiltração para as reservas subterrâneas, o escoamento na própria superfície como águas correntes ou acumulando-se sob a forma de lagos, lagoas e oceanos.
Elementos como a radiação solar, a disponibilidade hídrica da região, o tamanho da superfície evaporada e os ventos são essenciais para a manutenção do ciclo, pois interferem na intensidade da evaporação e da evapotranspiração.
A UMIDADE ATMOSFÉRICA É a presença de vapor de água na atmosfera. Pode variar de um momento para o outro e em diferentes regiões em decorrência dos próprios fatores que condicionam o ciclo hidrológico. Mesmo representando uma pequena quantidade da massa atmosférica, o vapor de água é extremamente importante, pois:
• condiciona a condensação e determina a ocorrência ou não de precipitações de acordo com a sua quantidade; • funciona comoregulador térmico ao absorver o calor proveniente da radiação solar e da terra. • Influi no bem estar da população, pois quando a umidade está muito baixa, as mucosas do corpo humano se ressecam.
A chamada umidade absoluta é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera em um dado momento. A atmosfera possui um ponto de saturação, também chamado de ponto de orvalho, que é atingido quando recebe a quantidade máxima de vapor de água que pode suportar. A relação entre a umidade absoluta do ar e seu ponto de saturação é a umidade relativa, que é expressa em porcentagem (Ex.: sendo a umidade absoluta de 10g e o ponto de orvalho de 20g, a umidade relativa será de 50%).
AS PRECIPITAÇÕES ATMOSFÉRICAS
A condensação do vapor de água pode ocorrer junto à superfície terrestre, gerando aspr ecipitações superficiais, como orvalho, neblina e geadas, ou muito acima da superfície, formando nuvens que irão desencadear as chamadaspr ecipi tações não- sup erficiais, como chuvas, neve e granizo. Neblina ou nevoeiro: é uma massa de gotículas de água suspensas no ar, que ocorre próxima á superfície quando esta se encontra mais fria que o ar, que se condensa ao ceder calor para a terra. Orvalho: se forma durante a noite com o rápido resfriamento do ar próximo á superfície, que condensa o vapor proveniente da terra originando gotas de água sobre os objetos e plantas. Geada: é formada quando a superfície atinge a temperatura de congelamento antes que ocorra a saturação do ar, o que transforma o vapor numa camada fina de gelo. É muito comum no inverno do sul do Brasil, onde causa grandes prejuízos à agricultura. Neve:é o resultado da cristalização do vapor de água no interior ou logo abaixo das nuvens quando a temperatura encontra-se baixa, daí porque ocorrem geralmente no inverno e nas altas latitudes. É a precipitação mais comum no domínio polar e o seu acúmulo é responsável pela formação das geleiras da região.
Granizo: também denominado de “chuva de pedra”, ocorre durante o verão em razão das fortes correntes convectivas que levam as gotas de água para regiões mais elevadas e mais frias onde ocorre o congelamento. A precipitação se dá em razão de trovoadas ou nas tempestades, e pode causar inúmeros prejuízos às cidades e à agricultura. Chuva: é toda precipitação líquida que ocorre a partir do contato de uma nuvem saturada de vapor de água com uma camada de ar frio. É a precipitação mais benéfica para o homem e pode ser de três tipos: 1.Convectiva: Origina-se do deslocamento vertical do ar, que se condensa ao entrar em contato com ar mais frio das camadas superiores. São as chuvas mais fortes (maiortorre ncialidade) e geralmente são rápidas e vêm acompanhadas de trovões.
2.Orográfica ou de relevo: Resulta do deslocamento horizontal do ar que se condensa a partir do choque das massas com o relevo (serras e montanhas). A região situada antes da barreira orográfica, onde ocorrem as chuvas, é chamada debarlav ento. A região que fica depois da barreira, por ficar privada das chuvas, é geralmente de clima árido ou semi-árido e é chamada desot av ent o.
3.Frontal: Ocorre a partir do encontro de uma massa de ar frio (frente fria) com uma massa de ar quente (frente quente). São chuvas menos intensas e mais duradouras, sedo benéficas à agricultura, já que não promovemerosão oulix iv iação (desgaste do solo provocado pela força da chuva, que produz uma “lavagem”com a retirada de matéria orgânica e sais minerais).
- Toda chuva possui caráter ácido, mas as chamadas chuvas ácidas são as precipitações cujo nível de acidez é prejudicial ao geossistema. As gotas de água vêm carregadas de ácido nítrico, nitroso e sulfúrico a partir da presença de elementos como o enxofre na atmosfera, advindo da própria natureza (emissão de gases pelos vulcões) e principalmente da ação antrópica (lançamento de poluentes pelas indústrias, pela queima de carvão e pelos veículos). CHUVA ÁCIDA NATURAL Em ambientes não-poluídos, o gás carbônico (CO2) presente na atmosfera provém do processo de respiração de animais e vegetais e da queima de combustíveis fósseis. Esseóxido ác ido reage com a água da chuva (H2O), gerando como produto o ácido carbônico (H2CO3). Esse tipo de chuva ácida é natural, não sendo, portanto, prejudicial ao ambiente.
CHUVA ÁCIDA DO NITROGÊNIO Em ambientes com relâmpagos ou com grande quantidade de veículos com motores de explosão, ocorre a reação entre o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2) que dá origem aos óxidos de nitrogênio, sobretudo ao NO2. É importante salientar que essa reação é muito difícil de ocorrer, pois para isso é necessária uma grande quantidade de energia. Tais óxidos de nitrogênio são capazes de reagir com a água da chuva, deixando-a ácida. Essa chuva implica profundos estragos ao ambiente.
CHUVA ÁCIDA DO ENXOFRE Em ambientes poluídos, tanto pela atividade industrial, quanto pela queima de combustíveis, ocorre um outro tipo de chuva ácida devido aos óxidos de enxofre. O dióxido de enxofre (SO2), por exemplo, reage com o oxigênio atmosférico (O2), gerando otrióxido de enxofre (SO3). Este também reage com a água da chuva, deixando-a ácida, devido ao surgimento doácido sulf úr ic o
(H2SO4). Dentre os inúmeros prejuízos decorrentes desse tipo de chuva ácida, podemos citar a poluição do solo, tornando-se impróprio para a agricultura, a poluição dos rios, lagos e matas, devido à acidez, e os danos causados aos vegetais. Elas possuem um efeito corrosivo que danifica não só as edificações, podendo ainda causar problemas respiratórios no seres humanos. Em algumas regiões industrializadas dos EUA e da Europa, diversos rios, lagos e represas não possuem mais nenhuma forma de vida em virtude da ação violenta dessas chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário